segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Curitiba I: Santa Felicidade





Quem visita Curitiba não pode (de jeito nenhum) deixar de conhecer Santa Felicidade.




Um pouco de história...


          Santa Felicidade era uma antiga colônia, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partir de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros.Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro.          

Fantástico, não é? 
Sou suspeita a falar, sempre me interesso a saber histórias dos locais por onde passo.


         
Mapa Santa FelicidadeSanta Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro.Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares.

NOTA: Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana em Santa Felicidade.

Eu mesma pude conferir as delícias gastronômicas no Restaurante Velho Madalosso, que além de tradição, conta com espaço amplo e sofisticado para qualquer tipo de ocasião, a polenta e o frango frito são o carro chefe do restaurante. Hummmm...






Esta salada é uma delícia!!!


Carro Chefe: Polenta e Frango

 Santa Felicidade possui, também outras opções como: vinícolas, cantinas de vinho, confeitarias, lojas de artesanato e móveis de vime e junco.

Não poderia deixar de citar o Durigan, local onde euzinha fui todos o dias, lá eu pude degustar e comprar alguns vinhos e um queijo banhando ao vinho...sem palavras.

A loja toda arrumada para o Natal, fofo!







Aguardem o próximo post: Curitiba II, o encontro com a Izis nossa colunista do Espaço 4 Mulher.


Até lá!!!






2 comentários:

  1. Adoro Curitiba! Cidade linda demais, só que sempre volto mais gordinha! bjs

    ResponderExcluir
  2. Rõ, que delícia
    estou curiosa para saber as novas dicas...
    bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito