domingo, 21 de novembro de 2010

Eu sou N.F.C - Parabéns Niterói!!!

          Hoje é aniversário de Niterói, e como eu sou N.F.C (Niterói Futebol Clube), venho aqui postar algumas fotos desta cidade que nos encanta, como alguns dizem: Nikiti é tudo de bom!




Praia de Icaraí



Um pouco de história...

(...) A data oficial de fundação da cidade de Niterói, estabelecida através da Deliberação n.º 106, de 10 de março de 1909, é 22 de novembro de 1573. É a data que consta do Auto da Posse da Sesmaria. Araribóia teria recebido as terras em atendimento a uma Petição que encaminhara a Mem de Sá. Na verdade, os temiminós; trazidos do norte da capitania de São Tomé para participarem da luta contra os franceses; já estavam estabelecidos aqui desde 1568, no entanto, as lutas que ainda travavam contra os tamoios podem ter impedido a realização da cerimônia de posse.

Niterói é, portanto, a única cidade do Brasil fundada por um índio, o cacique temiminó Araribóia, que em tupi-guarani significa "Cobra da Tempestade". Araribóia foi um personagem importante, tanto para a história de Niterói, quanto para a história do Rio de Janeiro e da colonização portuguesa no Brasil. (...)


Mais informações:


          Apenas 13 quilômetros separam as belezas de Niterói da Cidade Maravilhosa. Uma visita já se justificaria pela bela vista que se tem dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, Niterói é muito mais. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda, o comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam Niterói como destino turístico de relevância no cenário nacional.
Não são poucos os índices que apontam Niterói como uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir. Apostando na capacidade produtiva de seus moradores e no seu potencial de negócios, a exemplo da indústria naval, Niterói conquistou, de forma sólida, um espaço de destaque no cenário fluminense e nacional.
Município mais escolarizado do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação/2000), Niterói tem o maior índice de frequência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%). A média de anos de estudo chega a 9,5 com uma taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos. Os investimentos de base dão à cidade a melhor qualificação de mão de obra de todo o Estado do Rio de Janeiro, superando inclusive a capital.

          Terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o PNUD, Niterói oferece a sua população exemplos de prevenção na área de saúde e saneamento básico. Pioneiro na implantação do Programa Médico de Família, o município é um dos poucos no Brasil a ter 100% de sua área atendida com fornecimento de água tratada e 75% dos dejetos coletados e tratados em uma ampla rede de esgoto que inclui cinco Estações de Tratamento. Niterói adotou políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano aliadas a um extenso e planejado processo de inclusão social, priorizando as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e saneamento.
Quem vive em Niterói tem motivos para se orgulhar. Durante anos considerado "cidade-dormitório", o município é, hoje, referência em serviços e qualidade de vida, mostrando que é possível crescer de forma unificada, gerando empregos, renda e investimentos.






Algumas fotos da cidade!




 Estátua do Araribóia





MAC - Niemeyer nos presenteou com esta bela arquitetura



A vista noturna é magnífica!



Vista da orla de Icaraí 



Mais uma obra de Niemeyer 



Forte Santa Cruz

Teatro Municipal de Niterói


Vista do Parque da Cidade

Praia de Camboinhas


Praia de Itacoatiara


Praia de Piratininga



Praia de Itaipu




 Quer saber mais sobre Niterói ?

                 http://neltur.com.br/


Minhas palavras:

" Não nasci em Niterói, sou natural de São Gonçalo (cidade vizinha), mas o que importa é o sentimento que carrego no peito."

Beijos!!!

2 comentários:

  1. Lindo post, amo essa cidade.
    Pena que nem tudo são flores por aqui.
    Um beijo
    Ah! Seu caderninho ainda está por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb adoro Nikiti, lugar lindo e calmo!!!! Com muitas baladas para curtir, praias...
    Um ótimo lugar para se viver!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito