segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Visita ao Retiro dos Artistas: um olhar para a 3ª idade

Uma História viva


          Queria dividir muito este dia com vocês, primeiro que passar um dia ao lado de pessoas sábias como os idosos é uma honra, pois o que eles tem para dividir conosco, não tem palavras para descrever, e eu  particularmente sempre gostei de "velhinhos", adoro o que eles tem a contar, mesmo que por muitas vezes (no caso dos meus avós, tá?) seja redundante, eu valorizo muito a história de vida de cada um deles.  Snif...sou uma manteiga mesmo...








Bom, esta visita ocorreu através do meu 2º emprego (Hospital de Olhos Niterói), a empresa preza muito o contato com seus pacientes e sempre que possível eles fazem trabalhos voluntários em alguns locais específicos, e seleciona alguns funcionários para fazer este trabalho fora do hospital. Fique muiiiiiiito feliz por ser uma das convidadas para entregar os presentes de Natal aos idosos do Retiros dos Artistas, essas pessoas contruibuíram  muito e  positivamente na história artística dentro e fora de nosso país e ainda fazem a diferença aos que tem o prazer de conhecê-los pessoalmente.

Um pouco da história do Retiro...

O Retiro dos Artistas, localizado atualmente na Rua Retiro dos Artistas 571, Pechincha, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma insitituição que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras, são abandonados pela família ou não têm onde morar. Lá eles recebem alimentação, fazem fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. Os residentes ainda produzem, expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo.Além de ter uma localização privilegiada ao lado do famosisimo colégio alemão . Colégio Cruzeiro
Fundado em 1918, tem seu funcionamento dependente de doações de dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e também de trabalho voluntário.
É uma instituição sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover a excelência de qualidade de vida e bem estar do técnico e artista da terceira idade de maneira sustentável e gerar contribuição para o desenvolvimento social e cultural da população. Criada em 1918, a casa tem também como objetivo, amparar e acolher artistas idosos, visando suprir todas as suas necessidades, e, além disso, tentar promover uma interação dos residentes com a sociedade dentro e fora do Retiro. Para que isso aconteça, o Retiro recebe ajuda de parceiros e doações financeiras e de produtos de pessoas físicas ou jurídicas.



Cheguei uma pessoa e sai outra, com a certeza que meu sentimento aos idosos é o mesmo de antes, portanto  levo daquele lugar muita história bonita, muitas com um final não tão belo como na juventude, porém de uma magnitude explêndida, com detalhes ricos e felizes. 


O show não pode parar !




Roberta Lito


Quer saber mais?   http://www.casadosartistas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito