segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um domingo no Jardim Botânico Rio de Janeiro


Logo Jardim Botanico do Rio de Janeiro.gif

          Este post é dedicado aos meus amigos paranaenses: Izis e Rapha, pois depois da vinda deles aqui em minha casa em janeiro, passei a valorizar mais as belezas e o turismo do Rio de Janeiro.

          É isso aí, temos tantas belezas e muitas vezes por falta de tempo ou de saber que está a nossa disposição acabamos nos acomodando.

          E acreditem: Conhecia o Jardim Botânico de Curitiba, aliás cidade que sou apaixonada e não conhecia o Jardim Botânico do Rio, patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, um absurdo!
          O JB é um espaço dedicado a várias horas de lazer, caminhada e a paz de espírito, foi assim que resumo o que senti quando saí de lá, foi um domingo super legal, mesmo com um sol escaldante, fiz algo diferente, saí do costumeiro dia praiano e cai nas graças da natureza!
Fundado em 1808 por D. João VI, o Jardim Botânico abriga mais de 6.500 espécies ,o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira.

Algumas fotografias/pinturas da época:



Um pouco de história...

Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde d. João VI.
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.
Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Vieira.



Andar pelas alamedas é deixar para trás o calor e o caos da cidade. Debaixo da sombra das árvores centenárias, podemos sentit a energia da natureza.

9 comentários:

  1. Amo o Rio de Janeiro e amo o Jd. Botânico...achei lindo demais!!!! Todos devem visitar! beijos e gostei do contexto histórico..parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post, quando estive no Jardim Botânico fiquei penssando o quanto D. João VI era apaixonado pela botânica e imaginando como seria seus passeios por lá...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com o seu post. Contar sobre o Jardim Botânico, suas belezas. Em contrapartida, precisamos ficar atentos a esse patrimônio natural e histórico do Rio de Janeiro. Quem não viu, esse final de semana saiu na Revista Veja uma reportagem "um ultraje, um escandândalo". É muito triste a ocupação desse patrimônio, a imagem das fotos assusta. Daqui a pouco, teremos pouco do jardim botânico.

    ResponderExcluir
  4. Rô,

    Este post merece uma estrelinha!

    Gostei demais!!!!!!!!!!

    Logo logo, farei um post especial ao Rio.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberta,
    Prazer em conhecê-la!
    Vim retribuir e agradecer a sua visitinha!
    Adorei o post com as curiosidades sobre o Jardim Botânico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Titia Beta!

    Obrigada pelo carinho, amiga!
    Fiquei muito feliz com seu comentário!

    Qualquer hora dessas marcamos alguma coisa juntas, com a Fê Dutra, que sempre fala de você!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. ainda não conheço o Rio mas já está nos meus planos....rs
    Bjinhus e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  8. isso tem a ver com as AETES NA EPOCA DA REGENCIA? se puder responder, obrigada ;]

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito