quinta-feira, 31 de março de 2011

Preparando um Jantar Português



          Minha paixão por Portugal não nasceu de agora, desde que comecei a ler e a me interessar pela história de nossa colonização, descobri coisas incríveis, que estão muito além do que estudei na escola, portanto como faço Letras, sou bisneta de Português e sonho em um dia ir até Portugal por que não fazer um jantar com comidinhas portuguesas? Taí a ideia...

A MINHA BELA PORTUGUEZINHA COM SANGUE LUSITANODiz-se comumente que Portugal é um jardim plantado a beira-mar. Embora seja um dos menores países do mundo, apresenta por outro lado, grande diversidade culinária, com pratos diferentes que se diferenciam em cada província.

A grande variedade e a criatividade da culinária portuguesa, resultam em especial, do contato dos portugueses com outras culturas. Com os romanos por exemplo, estabeleceram o cultivo da uva para produção de vinho; com os árabes, introduziram as amêndoas, a laranja, a cana-de-açúcar e reativaram o cultivo das oliveiras para a produção de azeite; e com os povos nórdicos, aprenderam a secar o peixe e salgá-lo (bacalhau) para as grandes travessias marítimas. Isto porque o peixe era a base da alimentação de quem vivia no litoral português. Já das colônias, os portugueses trouxeram o milho, o tomate, a criação de perus, entre outras coisas boas.

Como herança da época colonial, os doces portugueses utilizam grandes quantidades de açúcar. Aproveitam também com muita imaginação os produtos locais, o que explica a criação de muitas compotas de frutas e as marmeladas de legumes, como a de abóbora. O melhor exemplo da criatividade no reaproveitamento de sobras são os famosos doces de ovos portugueses. Na idade média as freiras tinham o hábito de utilizar as claras dos ovos para engomar as toucas que possuíam abas imensas. Entretanto desperdiçar as gemas seriam um grande pecado. Daí nasceram tantos doces à base de ovos com nomes que nos lembram a influência da igreja católica na vida cotidiana.

A tradição dos doces portugueses permanece viva em várias partes do Brasil, o que ocasionou uma mistura perfeita dos doces de origem portuguesa com os ingredientes brasileiros.




Pensando no Cardápio:


 (1) Bacalhoada

 (2) Feijoada de Camarão

 (3) Vinho do Porto

(4) Pastel de Belém



 







Acho que este menu me renderá uma noite perfeita, não é?


6 comentários:

  1. passando pra espiar um pouquinho. huum, jantar português, interessante...feijoada de camarão, será q fica bom? nunca comi.

    abços

    ResponderExcluir
  2. Ôbaaaaa!

    Já estou aqui observando as idéias, hein...rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Delícia de cardápio!
    Vai ser ótimo esse jantar!
    Não esqueça da trilha sonora!
    Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  4. Roberta, que blog delícia!!!!!!!!!!!!!
    Já estou te seguindo!!!
    Amei o cardápio, nossa!

    ResponderExcluir
  5. Rô...
    como é essa tal de feijoada de bacalhau?????? Nunca tinha ouvido... deve ser bommmmmmmmmm!
    Conte mais depois!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta, td bem?
    Que dia mesmo vai ser esse jantar??? rsrsr]
    Esse cardápio vai ser um sucesso, pode ficar tranquila.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito