sábado, 26 de março de 2011

Preparando a viagem para New York: o que você precisa saber??

março 26, 2011
Fabi Teixeira
Espaço 4 Mulher  Tags: Roteiro&Viagem






          Inicialmente, gostaria de agradecer a Roberta por este convite fofíssimo para eu vir aqui contar um pouco dos meus roteiros para todos vocês.

          Há quase quatro anos, iniciei um gosto desmedido e desvairado por viagens ao lado do meu amor, e assim, não paramos mais... Já conhecemos bastante lugares, tanto no Brasil, quanto no exterior, e nossa listinha de planos e roteiros aumenta a cada dia mais.

          Como sempre busco dicas para as viagens que fazemos, decidi criar um blog para compartilhar tudo o que, carinhosamente, angario em cada uma delas. E vocês não tem noção: o negócio virou vício!




          E então, na minha estreia na coluna Roteiros e Viagens, venho compartilhar as dicas e vivências que tivemos em New York, que, hoje, chamo de “A Capital do Mundo”, e vocês entenderão o porquê no segundo post sobre esta cidade.









Fonte: Wikipedia

New York, seja no inverno, seja no verão, seja no outono, seja na primavera, é lindíssima! Cada estação do ano é especial, e nós, resolvemos “encará-la” em pleno verão!

Algumas Informações que você precisa saber antes de ir para New York:






Passaporte:

É sua identidade internacional. Então, se você não tem ainda, faça seu requerimento pelo site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/), ele vai ser imprescindível para o Visto Americano.







Visto:

Para ingressar nos EUA é necessário o visto americano, o qual deve ser solicitado com bastante antecedência. O mais importante ao solicitar o visto é que você comprove que possui laços fortes com seu país, e nenhum com os EUA. E outras regrinhas básicas é ser objetivo, e ter em mãos todos os documentos para comprovar qualquer informação solicitada. Para maiores informações acesse: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

Seguro de Viagem:

Para os EUA não é obrigatório como em alguns países da Europa. Entretanto, é a melhor coisa que já inventaram para turistas. Tem que ter! Fechamos com a Flycard Travel Assistence (http://www.flycard.com.br/), o plano econômico, que é um dos mais básicos que tem. Graças a Deus, não precisamos utilizá-lo.







Moeda:

Dólar, em inglês, dollar.

Idioma:

O idioma oficial é o inglês, todavia, agora vocês vão entender o porquê de ser a “capital do mundo”, você ouve todas as línguas que possa imaginar: espanhol, francês, italiano, turco, alemão, mandarim, dentre outras, além de português. Mas o que mais se ouve e se fala é o inglês.









Preparando as Malas:

Como bem disse nossa amiga Kate, do Receitinhas para recém-casadas, a dica essencial para uma viagem aos EUA é: levar poucas roupas, e gastar muuuito lá... Não tenham dúvida, isso é um clichê verdadeiro!

Fomos apenas com minha malinha, e voltamos com 6 malas! Eu praticamente sumi atrás do carrinho no aeroporto... (abafa o caso!)

Seguem algumas dicas para você preparar sua mala:
  • Economize espaço e tente equilibrar as roupas na bagagem;
  • Faça uma listinha do que pretende levar, observando os tipos de eventos que visitará durante sua viagem;
  • Informe-se sobre o clima do local, e leve a maioria das roupas de acordo com a estação, além de duas peças especiais em caso de mudança de clima;
  • O ideal é que você inicie o preparo da sua mala uma semana de antecedência (com tempo, você pensará muito melhor sobre o que deve levar de essencial);
  • Coloque as peças pesadas no fundo de sua mala, e depois, venha com as peças leves por cima. Isso evita que você amasse as roupas leves;
  • Tente intercalar as peças para economizar espaço;
  • Opte por peças de tecidos que não amassem. E se amassou, é sugerido colocar as roupas em um cabide, e pendurar no banheiro enquanto você toma um banho. O vapor da água ajudará a desamarrotar as peças;
  • Não deixe de colocar os sapatos em uma embalagem própria;
  • Procure por peças neutras e básicas que possibilitem a combinação por mais vezes;
  • Acessórios? Coloque nos bojos dos soutiens;
  • Bolsas? Escolha aquelas que sejam coringas, ou seja, que combinem com tudo, não esquecendo de levar uma pequena para a noite;
  • E o principal: não esqueça de etiquetar as malas, com seu nome e sobrenome, endereço completo, telefone e e-mail.

Sugestão de uma mala feminina para quem visitará NY:

1 calça jeans; 3 blusas básicas de cores neutras; 1 vestido para a noite; 1 vestido para o dia; um tênis; 1 chinelo; 1 sapato ou sandália de salto para a noite, ou 1 bota; e se tiver muito frio, leve uma bota baixa para usar durante o dia; 1 rasteirinha; 1 casaquinho de inverno fácil de combinar.






O que você precisa saber quando estiver em NY:
  • City Pass

City Pass é um cartão que você adquire no site http://www.citypass.com/new-york, por apenas $ 79,00, e além de não enfrentar fila na maioria das atrações, os preços são imperdíveis! Vale muito a pena!

Você pode visitar o Empire State Building, Metropolitan Museum of Art, American Museum of Natural History, MoMA (Museum of Modern Art), Statue of Liberty e Ellis Island ou o Circle Line Cruise, e Guggenheim Museum ou Top of The Rock.





  • Taxi:

Os taxis em NY são bem caros, e sempre em seu valor será acrescido de gorjeta.
  • Metrô

Vale muito a pena andar de metrô, pois além de ser super prático é também bastante em conta. O ideal seja que você fique no “miolinho”, ou seja, bem próximo da Time Square, pois assim, você tem fácil acesso em qualquer ponto da Cidade.

Para saber mais, acesse http://www.mta.info/nyct/maps/submap.htm.






  • Gorjetas:

Sinceramente, isso eu achei meio absurdo! Tudo tem gorjeta! E ai daquele que não der... Então, segue uma lista de gorjeta para vocês terem ideia de quanto dar:

Porteiro do Hotel: $1 por chamar um táxi;
Porteiros e mensageiros: $1 a $2 por mala;
Arrumadeiras: $1 a $2 por dia da sua visita ou no máximo $5 por dia;
Garçons e barmen: 15% a 20% do total da conta;
Motoristas de táxis: 15% a 20% do total da corrida.





  • Bebidas Alcoólicas:

Nos EUA, o consumo de bebidas para menores de 21 anos é proibido. Além de você não ver ninguém com bebidas na rua, é proibido também. Então não se estranhe se lhe pedirem o passaporte para comprovação da sua maioridade.






Bom, espero que tenham gostado das dicas de preparação para a viagem a glamourosa NY.



Aguardem no próximo post, pelas dicas de passeio, restaurantes, onde ficar, durante sua estadia em New York

Fabi
http://viagensevivencias.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Roberta,
    Parabéns pela escolha da sua mais nova colunista...essa aí entende do assunto...é fera!
    Fabi,
    Arrasou mais uma vez!!! Excelentes dicas, como sempre!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este post ficou irretocável. Nem eu, que sou apaixonada por NY, teria feito melhor!

    Sobre este lance de dar gorjetas, é algo que a gente sempre fica na dúvida... Em restaurantes nos EUA, dei somente em alguns que mereceram e dei em torno de 10%. Na Europa, demos em torno de 15%, mas pretendo trabalhar com 10% na próxima viagem, pois a gente se esforça para dar uma boa gorjeta e o povo nem agradece. Além disso, fiquei sabendo pela minha amiga que trabalhou em um restaurante em Londres que o pessoal (principalmente os locais) costumava dar beeeeem menos, às vezes eles davam moedinhas de baixo valor.

    Em NY, dei gorjeta para um taxista mau humorado que nem agradeceu também. Fala sério, dinheiro é difícil de ganhar para a gente ficar dando para quem não merece nem valoriza!

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa, adorei esse post! Perfeito....já copiei e colei aqui no word pois NY está na minha listinha de viagens próximas. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que post MARAVILHOSO !!!!
    Parabéns ao Chocolitos pelo convite e parabéns pra minha amiga linda que a cada dia fica mais fera nas viagens e nas dicas.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. E você veio!
    Querido ANJO, que bom que veio para ficar, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA, acabei de ver seu recadinho dependurado na parede .
    Também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
    Se vier e eu não estiver , vai se acomodando que logo chego, tem café fresquinho no fogão ...
    Fui colher umas flôres para te receber ...
    Obs: tem toalha limpa nos pés de sua cama ok.....
    bjs amiga, ja estive em NY duas vezes e na proxima levarei junto de mim suas dicas

    ResponderExcluir
  6. Muito legais as suas dicas de NY!

    A história das 6 malas é a cara da minha mulher! Vamos para lá em maio, na primavera... não vejo a hora!

    Já imprimi os nossos City Passes graças à você. Valeu!

    Aguardo ansioso as dicas dos restaurantes!

    Marcelo Joly

    ResponderExcluir
  7. Estou me preparando para a minha primeira viagem. Adorei suas dicas, vc tem dicas de hotéis? Ficarei em Mahathan e estou com muitas dúvidas. Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito