domingo, 3 de abril de 2011

Uma noite Portuguesa: Receitas e Curiosidades


Eu quero esse Galinho de presente de aniversário, alguém se habilita?

A lenda do Galinho...

Lenda do Galo de Barcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado. Está associada ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.
Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.
Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.



Sobre o jantar...

 
          Gostaria de dizer que este jantar eu preparei no susto, resolvi na quinta para fazer no sábado, mas vai dar certo. Vou poder estrear meus pratos portugueses que comprei na  Germer  em minha viagem ao Paraná.







AS RECEITAS




Bacalhau à Portuguesa
Ingredientes:
 
1 kg de bacalhau
1/2 kg de batatas
2 cebolas
6 ovos
150 g de azeitonas pretas
1 dente de alho
1 copo de azeite
Tempero
sal
pimenta
 
Modo de Preparar:
 
Deixe o bacalhau de molho por 48 horas em água. Afervente e limpe, tomando cuidado para que não se desfaça. Cozinhe a batata na água do cozimento do bacalhau. Cozinhe os ovos duros (10 minutos contados depois que começa a ferver). Corte em rodelas de 1,0 cm de espessura. Coloque 1/3 do azeite em um frigideira e refogue a cebola e o alho, até que comecem a dourar. Reserve. Num refratário untado com manteiga, coloque uma camada de batatas, uma camada de bacalhau, uma camada de ovos cozidos, outra camada de batatas. Cubra com as cebolas, as azeitonas pretas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Regue com o restante do azeite e leve ao forno, a 200 graus, por cerca de 20 minutos. Ao retirar, salpique com a salsa finamente picada e sirva.
 
Feijoada de Camarão
Ingredientes:
1 Kg de feijão branco 1 Kg de camarão cinza miúdo 5 dentes de alho amassados 1 tablete de caldo de azeite e coentro ou de camarão Azeite 1 cebola grande picada 1 lata de tomates pelados 1 maço de cheiro verde 1 maço de coentro 1 vidro pequeno de leite de coco 2 colheres de azeite de dendê sal e pimenta do reino à gosto.
Pastel de Belém
Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo Água com uma pitada de sal 150 gramas de manteiga ou margarina 1 gema 80 gramas de maizena 1 litro de creme de leite 12 gemas 300 gramas de açúcar Baunilha líquida Casca de limão (raspas)
Modo de preparo:
Sobre o mármore, faça um monte de farinha. Faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável. Abra a massa e cubra com com 50 gramas de manteiga ou margarina. Dobre de tal maneira a obter três camadas de massa. (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima). Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga. Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole. Corte o rocambole em fatias de 2 centímetros de grossura. Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais.
Recheio:
Numa panela junte a maizena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver. Adicione o resto do açúcar, a baunilha líquida (algumas gotas) e as raspas de limão. mexa bem e leve à fervura novamente. Desligue e coloque sobre as rodelas de massa. Leve as forminhas ao forno médio preaquecido até que estejam bem sequinhas.
Dicas:
Sirva os pasteizinhos quentes com açúcar em pó e canela. Mesmo frio são incrivelmente deliciosos.
*****
DICA DE LEITURA:
Se alguém tem vontade de saber mais sobre Portugal compre a revista:  Viagem & Turismo  da editora abril , este mês a matéria de capa é Portugal com emoção eu  acabei comprando e adorando. Próximo post mostrarei as fotos!!!







3 comentários:

  1. Roberta
    Feijoada de camarão eu não conhecia. Deve ser boa demais! Que cardápio, hein?
    E vim aqui também pra agradecer pelas palavras de carinho pelo aniversário do meu blog.
    Sua presença constante fortalece nossa amizade.
    Bjs
    Deborah

    ResponderExcluir
  2. Menina eu não gosto de feijoada, mas essa eu como fácil fácil!
    E o pastel Belém hummmm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O pastel você fez também, poderosa??? PUTZ GRILA! Nossa, amei todos os pratos. Maridão se deu bem!!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito