terça-feira, 17 de maio de 2011

Impressões de Viagem: Passeio Cultural

          Começo o post com esta vista maravilhosa do Mirante da FOP (Faculdade de Ouro Preto), de lá temos a ideia de como a cidade cresceu e de quantas igrejas existem por lá.


          Começamos a aproveitar melhor o paseio a partir do momento que fechamos dois pacotes turísticos: na sexta conhecemos Ouro Preto, suas igrejas, museus e histórias e no sábado fomos a Mariana conhecer a cidade, a mina  e o passeio de trem.


          Nossa primeira parada foi 1ª Igreja Matriz - Nossa Senhora do Pilar, para conhecimentos de alguns, não pode ser fotografadas seu interior, pois há ouro e peças raras, portanto fica em nosso registro de lembrança.


Na sequência:
  • Igreja São Francisco,
  • Museu Aleijadinho, 
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição (onde Aleijadinho foi sepultado),
  •  Casa da Marília (personagem do livro Marília e Dirceu), 
  •  Mirante da FOP
  • Museu da Inconfidência.


 Curiosidades sobre a Igreja Matriz Pilar :

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, Minas Gerais, é um das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.






Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 1696[2] ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século.


A Paróquia do Pilar foi a mais rica e populosa em Vila Rica, já que reuniu o maior número de irmandades e, por isso, a Matriz recebeu mais ornamentos em preparação para uma "boa morte".[3] As irmandades tinham lugares específicos dentro do templo, uma forma de representar e expressar a hierarquia social dos fieis.



Alto da Paixão - Igreja São Francisco de Assis 

Informações:  Sua construção teve início em 1766, com projeto arquitetônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Os dois artistas, nascidos respectivamente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), e Vila do Carmo (hoje Mariana) são considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira. O forro da nave, em forma de gamela, é totalmente coberto pela pintura de Ataíde, que representa a assunção de Nossa Senhora da Conceição (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga, que construiu o templo), numa revoada de anjos, de várias faixas etárias - crianças, jovens e adultos - todos mulatos e músicos. Esta igreja é considerada por especialistas como Germain Bazin e Sylvio de Vasconcellos, como a obra-prima de Aleijadinho e Ataíde, opinião compartilhada pelo historiador Diogo de Vasconcellos na época que a igreja foi construída, Ouro Preto vivia o ápice da sua história, por isso a magnitude da construção em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro). A construção é um marco religioso, social, artístico da cidade e do estado.



Essa pintura é magnífica!!!

Particularmente gostei mais desta igreja, pois as pinturas me encantaram muito.







Igreja Nossa Senhora da Conceição


Informações sobre:   A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma igreja situada na cidade de Ouro Preto, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746. O projeto e a execução ficaram a cargo de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Ambos estão enterrados na igreja, além deles, lá foram enterrados outros corpos de figuras famosas, o do Barão de Pouso Alegre e o da baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade. O atual templo foi construído a partir de 1732. Testemunha do passar dos tempos, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais valioso patrimônio artístico do Conselheiro Lafayette. Dentro da Matriz surgiram várias irmandades, entretanto, a maior parte da documentação se perdeu. As datas mais recuadas encontradas atestando que elas, inclusive, já existiam legalmente são: da Conceição (1717), do Santíssimo Sacramento (1717), de Nossa Senhora da Boa Morte (1721), de São Miguel e Almas (1725), Nossa Senhora do Terço (1736), São Sebastião (1738), São Gonçalo Garcia (1738), cuja imagem fica no altar da Boa Morte.



 





Este calçamento é chamado de pé-de-moleque, andar pelas ruas de Ouro Preto neste calçamento requer muito preparo físico,rsrs...



          Essa foto foi meu sogro quem tirou, achei que combinou muito com o momento da Semana Santa que para nós católicos tem um sentido muito bonito.

          Este passeio foi como eu estivesse dentro de um livro de história, fomos persongens do livro naquele momento, pois sem dúvida todos levaram recordações memoráveis para toda  uma vida.


Por hoje minhas impressões ficam por aqui.

Beijos






4 comentários:

  1. Eu estive lá no ano passado... Passamos nossa 2ª lua de mel... agora em julho, se Deus quiser vamos passear em Tiradentes, que é considerada como roteiro romântico dessas cidades históricas. Tô louca pra chegar o dia. Abços

    ResponderExcluir
  2. Que passeio agradável e belo.
    As fotos ficaram lindas.
    Adorei o post!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. O patrimonio histórico de Ouro Preto é realmente lindo...Já morei lá por dois anos...
    subir aquelas ladeiras tem que ter preparo fisico...Só fazendo uma Correção o mirante que você sitou pertence a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).Tiradentes, Mariana também são maravilhosas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta, td bem?
    Adoro Ouro Preto, sua igrejas, suas casas antigas e principalmente sua história.
    Acho essa cidade simplesmente mágica.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito