quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dica do chef ChocoLito's: Restaurante Maria das Tranças/BH


          Antes de começar falar do restaurante Maria das Tranças e dar minha opinião pessoal sobre o mesmo, dedico esta poesia de autoria da Adelia Prado que se enquadra muito bem ao que vou me referir nas linhas abaixo,é só uma questão de esperar...



"Não sou matrona, mãe dos Gracos, Cornélia,

sou mulher do povo, mãe de filhos, Adélia.

Faço comida e como.

Aos domingos bato o osso no prato pra chamar cachorro

e atiro os restos.

Quando dói, grito ai.

quando é bom, fico bruta,

as sensibilidades sem governo.

Mas tenho meus prantos,

claridades atrás do meu estômago humilde

e fortíssima voz pra cânticos de festa.

Quando escrever o livro com o meu nome

e o nome que eu vou pôr nele, vou com ele a uma igreja,

a uma lápide, a um descampado,

para chorar, chorar, e chorar,

requintada e esquisita como uma dama."

Grande Desejo
Adelía Prado



          Indiscutível o sabor e a energia do Maria das Tranças, não posso começar a falar de um restaurante que seu prato principal é a tradição familiar, os laços, os sentimentos que atravessam gerações e corações daqueles que passam por lá.
















                                                                                                                                                                                                                                                                         Por Roberta Lito


         
        
          Antes de falar qualquer coisa sobre o restaurante, gostaria de tornar pública a minha satisfação como cliente, o restaurante além de ter uma estrutura muito bacana, tem excelência no atendimento e uma das comidas mais maravilhosas que já comi, a Capital Mineira pode se considerar uma das principais em alta gastronomia do país. Parabéns a equipe Maria das Tranças, por continuar o trabalho da Dona Maria Clara com tanto esmero e dedicação.

          Maria das Tranças é um restaurante de 6 décadas de sucesso, graças a idealização de uma só pessoa: Dona Maria Clara, uma mineira que rompeu várias barreiras de sua época em busca de um ideal, seu sonho virou realidade, seu frango ficou conhecido, amigos foram feitos e continuidade se deu com tanto amor e dedicação pelo que se faz que passa de geração para geração, orgulho da própria família e de admiradores como eu.

          Chegar ao restaurante, se deparar com fotos que traduzem a história do restaurante e do nosso país, saborear uma comida maravilhosa, ao som dos Beatles não há quem resista, já conto os dias para o meu retorno a BH, a propaganda do frango ao molho pardo já chegou ao Rio causando muito interesse aos que nunca puderam saborear um prato deste.




          Sempre ouvi dizer que mineiro é bom de papo e de garfo, mas não tinha a menor ideia que eles eram tão hospitaleiros assim, a energia que os cercam é maravilhosa, a simplicidade está em seu rosto através de um tímido sorriso, sua cultura através de suas comidas com influências tropeiras e a família, ah a família sempre está em primeiro lugar, e é assim que Maria das Tranças vem fazendo sucesso até hoje.


Nosso pedido:

Acertamos em cheio quando pedimos o famoso frango ao molho pardo, que além de farto seus acompanhamentos são uma delícia, o quiabo, o angú e arroz são extraordinários.
Para acompanhar um suco, geladinho para refrescar o noite quente.






O que senti lá, até agora não senti em outro lugar...



Quero dividir a minha história sobre o frango do Maria das Tranças com vocês, algo engraçado que  nos aconteceu depois do jantar...


A saga do frango do Maria das Tranças...


     Pedimos frango para duas pessoas, e sobrou..o que fazer? Levar para o Rio é claro!
     Não, tá maluca,disse meu marido, vai estragar...vai não eu disse para ele e enquanto isso o garçom nos aguardava para saber se levaríamos ou não o frango. Pronto decidi, levo!
     Qual era o impecílio para o frango? O quarto do hotel não dispunha de frigobar, mas mesmo assim levei o frango, tinha de levar, minha mãe tem de experimentar e nós vamos querer comer novamente...foram as minhas palavras quando peguei o embrulho muito bem lacrado do meu franguinho. No caminho até o hotel pensei, meu frango não vai estragar, o tempo está agradável, ligo o ar no máximo, amanhã voltarei para o Rio e preciso levá-lo comigo. E assim o fiz, cheguei no quarto liguei o ar no máximo e fomos dormir. Na manhã seguinte fomos embora, viagem até Confins, atraso de 1 hora no vôo e eu só pensava no frango dentro da bolsa térmica...o marido dizendo que iria estragar e entornar na mala...Enfim chegamos ao Rio por volta das 19horas, e em casa uns 50 minutos depois. A primeira coisa que fiz foi abrir a mala e ver se o frango havia sobrevivido...e não é que ele estava intacto, dei pulos de alegria e liguei para mamãe para contar sobre a viagem e do frango famoso do Maria das Tranças...que atravessou barreiras e chegou ao Rio cheio de Graça!



Restaurante Maria das Tranças

http://www.mariadastrancas.com.br/


Endereços:

Rua Estoril, 938


Belo Horizonte - MG

(0xx)31 3441-1103


Rua Professor Moraes, 158


Belo Horizonte - MG

(0xx)31 3261-4802



        
         
         

7 comentários:

  1. kkkk...trazer frango ao molho pardo na mala foi ótimo!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberta,
    Amei a poesia e a história do frango na mala!
    Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. Rô, que delícia de lugar! Agora.. levar o molho pardo na mala... foi demais!!! Adorei!!! Beijos Ká

    ResponderExcluir
  4. Eu só fui uma vez ao Maria das Tranças, Roberta, fui no da Professor Morais. Gostei muito! Vejo que você só foi a lugares legais em BH, que bom! Pena que eu e o Jean não estávamos aqui para acompanhá-los! Vi que foi uma viagem perfeita!

    ResponderExcluir
  5. Roberta, amei e me identifiquei com a poesia, exceto pela última parte do chorar... Por enquanto, graças a Deus, a vontade maior é de sorrir. Tenho uma queridissima amiga mineira e sinto imensa hospitalidade por parte dela. Uma graça! Olha, deixei um desafio para você lá no meu blog. Sinta-se à vontade para participar ok? É só uma brincadeira para as blogueiras se conhecerem melhor. Beijos e uma linda semana! Paula

    ResponderExcluir
  6. Roberta, mas essa sua aventura gastronômica por BH foi um espetáculo. Também adoro conhecer novos lugares, através de sua gastronomia.
    Olha seu caderninho anda está por aqui, olhando pra mim. Quando te entrego?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi Roberta, seja bem vinda minha linda! e boa sorte no sorteio viu, depois volto ler seu blog, me pareceu delicioso rsrs

    Por favor meu amor, divulgue o sorteio aqui no seu cantinho, faz parte tah, tb estou te seguindo, apesar que estou precisando de um regiminho urgentemente rsrsr...

    bjinhusss

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito