terça-feira, 5 de julho de 2011

Devaneios de uma quarta com Pessoa...

Oi,

Já pararam para pensar que cada dia agimos diferente?
Que mesmo não alterando nossa integridade pessoal, as influências diárias fazem com que nós parecessemos múltiplos em nós mesmos?
Que nos posicionamos de formas variadas de acordo com o lugar... é claro né? Não vamos falar com nossos alunos ou superiores da mesma forma que falamos em casa, mas as vezes você incorpora uma coisa só para não se abrir totalmente, uma espécie de armadura, e foi por isso que resolvi falar um pouco do meu caso com Fernando Pessoa, não só com ele mas com seus heterônimos...

Cada um deles mostra  uma forma de olhar a vida diferente, de saber que tudo muda a toda hora, que a vida é um trilho e nós somos os vagões, que a pressa é inimiga, mas as vezes necessária, que a calma é um acalanto e que viver não é somente acordar e fazer a sua rotina diária, e sim tentar fazer a diferença... se importar mais com o próximo e com as coisas que acontecem ao redor, é deixar a máscara cair e se mostrar frágil, e poder dar felicidade a quem precisa e ser no mínimo amigo dos que te cercam.

E por isto coloquei esta poesia do Fernando Pessoa para comerçarmos bem o dia e tentarmos repensar em nossas atitudes.

"Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo.
Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)...
Sinto crenças que não tenho.
Enlevam-me ânsias que repudio.
A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta
traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha,
nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo.
Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos
que torcem para reflexões falsas
uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore (?) e até a flor,
eu sinto-me vários seres.
Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente,
como se o meu ser participasse de todos os homens,
incompletamente de cada (?),
por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço."

Fernando Pessoa


As fotos abaixo foram tiradas na exposição que fui nas minhas férias em maio.





FOTOS DA EXPOSIÇÃO FERNANDO PESSOA NO CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS/RJ.










Roberta
 Bom dia para todos!

Um comentário:

  1. Poesia linda, fotos lindas...
    Bj,
    Marcela / Atelier Glacê Real.

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito