Fachada do Restaurante , localizado na Pampulha
Começo esta resenha com uma frase de uma das maiores poetizas do Brasil, Adélia Prado, mineira é claro...
"Não quero faca, nem queijo. Quero a fome."
Adélia Prado
" Ir ao Xapuri é uma redescoberta, é tornar algo simples em especial, é o prazer de sentar-se a mesa despretensiosamente e deparar-se com sabores maravilhosos, é sentir a energia do povo mineiro através de sua comida, é cozinhar com amor, é paixão pela sua história, é levar o aconchego de sua terra,sua família e dividir com quem passa por lá, não há nada melhor do que nos sentirmos em casa, não é? Foi assim que me senti lá".
Roberta Lito
Proprietária do ChocoLito's
Localizado na Pampulha, em local retirado é uma boa dica para quem procura boa comida e uma essência de casa, o restaurante conta com um excelente espaço, sua cozinha e seu fogão a lenha ficam a mostra para que os clientes possam ver como funcionam o preparo dos pratos, a limpeza, e o cheirinho que é muito bom.
Criado em 1987, a sua idealizadora Dona Nelsa como é chamada,acertou em cheio quando resolveu comprar o terreno, fazendo assim a extensão de sua casa. Para quem está curioso ao significado do nome Xapuri é lugar bom em Tupi Guarani,língua dos indígenas, nada melhor para traduzir a essência do restaurante.
As redes, mesas, pimentas, os doces e a comida traduzem bem a receptividade mineira, um povo acolhedor e sorridente, de fala mansa mais com o coração bom demais.
O cardápio/música:
Variado, você fica na dúvida no que vai comer.
Nós optamos pela Costelinha da Sinhá (costelinha frita e muito sequinha com o acompanhamento de arroz, feijão tropeiro,couve e mandioca). Escolha super acertada do marido, fiquei muito satisfeita com o prato.
Para aguardar o preparo da comida, optamos pelo pastelzinho de angú recheado com carne seca para acompanhar a cerveja gelada, ao som do Trio Xapuri, que nos impressionou bastante com aquela música de raiz, eternizando o sertanejo bem caipira.
Da próxima vez que for a BH, irei almoçar para ter o prazer de conhecer Dona Nelsa, pessoa que dividiu sua deliciosa comida conosco, meros espectadores deste grande espetáculo culinário!
*****************
Restaurante Xapuri
(31) 3496-6198
http://www.restaurantexapuri.com.br/
Adorei Roberta!!!! Gostaria muito de conhecer BH... quando for, seguirei sua super dica! Adorável o lugar. Beijos
ResponderExcluirAdoro feijão tropeiro... comidinha de inverno para nós.
ResponderExcluirOlá Roberta!
ResponderExcluirSaudades de blogar por aqui.
que dica boa essa, heim?
Tenho uma prima que mora na Pampulha e há muito não passo por lá. Quem sabe nas próximas férias.
Pena que a gente ainda não se reencontrou, né? Seu presentinho está por aqui.
Um beijo
Oi Fê, tudo bem?
ExcluirQuando for a Pampulha não deixe de conhecer este restaurante, vocês irão adorar.
Vamos ver se nos organizamos este ano para que possamos nos encontrar.
Beijos
Ola Roberta,
ResponderExcluirVejo que gostou de BH né... espero que volte mais vezes q da próxima dê uma paradinha aqui em Barbacena....eu infelizmente não aproveitei o feriado como vcs... sniff arranhei a perna e acabei sendo internada com erizipela... agora já estou bem gracas a DEus.
Obrigada pela atençaõ.. bjao
Olá Beta,
ResponderExcluirQuanta coisa gostosa. Está ficando craque nas fotos, hein??? Pela cara do Leandro a comida estava deliciosa.
Beijos Tati!!!
Tava mesmo Tati!!! E a cerveja gelada também...Mas uma coisa eu aprendi na capital mineira: Não tem como competir com os mineiros na hora beber, pois se entrar nessa, a gente fica doidão rapidinho...rsrsrs
ExcluirOi, Roberta,
ResponderExcluirGostei da dica, comida mineira não há quem resista!
Beijos!
Menina... comida mineira bem feita é tudo de bom mesmo né? Dá para ver a alegria de vocês! Então... A comida devia estar nota 10! Um beijo, Paula
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE pensar que a Roberta não queria ir para BH nesse final de semana entre 20 à 22 de janeiro. Tá vendo? As vezes vale ir nas dicas do maridão!!!! hehehe
ResponderExcluir