quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Feira Nordestina em São Cristóvão: Eu quero ir!




Um dia destes estava conversando com uma colega de trabalho sobre trabalho manuais (artesanais) que gosto muito e fiquei sabendo por ela que na Feira Nordestina/São Cristóvão  há muita variedade, que  vai além das comidas típicas e danças  nordestinas, tem muito trabalho artesanal também. #oba#

 ----- > Fiquei muito interessada na feira e resolvi dar uma pesquisada na internet sobre a feira.


Achei muita coisa, engraçado disso é que tem muita coisa maravilhosa no Rio para se fazer, e nós cariocas as vezes fazemos o mesmo tipo de passeio, esquecendo de variar um pouco.

Abaixo selecionei a história da feira, algumas fotos e curiosidades, quem está com passagens compradas para o Rio ou pretensão futura de vir por aqui esta é uma dica boa para passeio e diversão!!!!

                


Endereço: Cpo S Cristóvão, 87 - São Cristóvão


Rio de Janeiro - RJ, 20921-440

(0xx)21 2589-8141Metrô: São Cristóvão
 
 
Como começou a feira?
 
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.

O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento.


São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.


As ruas internas receberam nomes dos noves estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Foram batizados com nomes de artistas, personalidades e cidades da região os palcos João do Vale, Jackson do Pandeiro e Pinto Monteiro e as praças Padre Cícero, Frei Damião, Mestre Vitalino, Câmara Cascudo e Catolé do Rocha.


Hoje, a Feira é um sucesso que atrai cerca de 250 mil visitantes por mês, em um ambiente de sociabilidade, integração e aproximação de pessoas de várias camadas sociais, que se encontram para compartilhar o mesmo gosto pela cultura nordestina.
De terça a quinta-feira, os restaurantes abrem para almoço. A partir de 10h de sexta-feira até 22h de domingo, todas as barracas funcionam, ininterruptamente, animadas por trios e bandas de forró e shows de repentistas e cordelistas.


Lá você encontra:     Gastronomia, Artesanato, Música e Culturas Regionais.




   


         


     



         

            




* Tudo na Feira de São Cristóvão é feito igualzinho, como no Nordeste! Sabe por quê? Porque, a maioria do povo que faz aqui, veio de lá!;Baião de Dois; Pato no Tucupi; Acarajé II; Carne de Sol com Baião de Dois; Xinxim de Galinha II; Acaçá; Jabá com Jerimum, Acarajé; Bacalhau à Moda Baiana; Bobó de Camarão; Bucho à Moda Baiana; Casquinha de Siri I; Casquinha de Siri II; Ensopado de Camarão e Coco; Filés de Carne Seca à Moda Baiana; Quibebe; Moqueca de Lagosta; Moqueca de Peixe; Risoto de Coco; Risoto de Coco e Camarão; Risoto com Carne-de-Sol; Sarapatel; Carne de Sol com Macaxeira, Vatapá; Vatapá Maranhense; Xinxim de Galinha,etc.


* Com a vinda de artistas e artesãos portugueses para o Brasil, durante o século XVI, a produção artesanal deixa de ser, apenas, uma manifestação artística e adquire um status profissionalizante. A expressão arte popular, porém, foi usada primeiramente pelo pesquisador japonês Soetsu Yanagi, em 1926. Ele criou o termo mingei (min = povo; gei = arte), para designar os trabalhos elaborados pelos artistas populares desconhecidos, que tinham em comum a simplicidade e um estado de espírito desengajado da idéia de beleza ou feiúra. O Brasil, por ser muito extenso e ter sofrido a influência de diversos povos, possui uma produção artesanal bastante rica e diversificada, que varia de região para região. No Nordeste, em particular, é uma das importantes atrações turísticas. Cada estado nordestino tem a sua particularidade, apesar da forte influência Cultural ímpar que se percebe mutuamente. Para elaborar os artesanatos, os nordestinos utilizam vários materiais oriundos da flora e da fauna nativas, tais como:
Palha (de bananeira, de brejauva, de milho); juta; fibra do tronco do mandioqueiro; de taboa; fio da folha da piteira; cipó de bambu; taquara; cipó-caboclo; cipó-imbé; cipó-uma; flexa de ubá; bambu; bucha; cera de abelha-cachorro ou abelha-Europa; semente de planta nativa (como a lágrima-de-nossa-senhora); vime (vara tenra e flexível do vimeiro); areia colorida; tinta de casca de árvore (urucum, safroa, anil do mato, aroeira, murici, imbiruçu); pedra; concha; barro; casca de coco; chifre; couro; tecido; pena; linha; madeira (cedro, vinhático, jaqueira, aroeira, peroba, jequitibá, canela e outros); osso; dente; flandre; casca de tartaruga; sucata, entre outros elementos.

Fonte: internet




Alguém sabe fazer alguma comida típica nordestina?

Este será nosso próximo tema para o próximo sorteio do blog!



Um beijo e um cheiro



5 comentários:

  1. Oi querida,

    Fui há muitos, mas põe muitos anos, atrás na Feira de São Cristóvão.
    Como sou filha de Pernambucano, adoro comida nordestina!!! Principalmente SARAPATEL, mas esse eu 'não sei fazer...sei fazer alguma coisinha. O segredo da comida nordestina é caprichar no coentro!

    Sorteio? Tô dentro!eheheh
    Por falar nisso, tá rolando um lá no blog esta seman. Corre lá e nõ se avexe em participar!!
    Bjos

    Flávia
    Ateliê da Caiê
    http://ateliedacaie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Há muitos anos eu fui à essa feira que é bem legal. Depois que passou para o pavilhão eu ainda não visitei. Parabéns pela matéria e pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não sei fazer nenhuma comida típica... mas adoro degustar!!! Adorei o post! Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Vamo bora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Amo esse tipo de feira!
    Beijossssssssssssssss, Rô!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que vontade de ir...rs Mas tô longeeee....

    Bom final de semana pra vc Roberta!

    Beijinhos
    Daia
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Este espaço é nosso.
Assim que possível retorno com uma visita!



Chocobeijos!
Roberta Lito